RecadastramentoRNTRC

A nova resolução trouxe em sua redação inovações para o segmento de cooperativas em relação à anterior (nº 3.056/09). Dentre os pontos de maior destaque está a expressa definição do que vem a ser uma Cooperativa de Transporte de Cargas (CTC):

“Art. 6º Para inscrição e manutenção do cadastro no RNTRC, o transportador deve atender aos seguintes requisitos, de acordo com as categorias:
III - Cooperativa de Transporte Rodoviário de Cargas-CTC:

e) comprovar possuir, por meio do Ato Constitutivo, no mínimo, vinte cooperados;
f) ter registro na Organização das Cooperativas Brasileiras-OCB ou na entidade estadual, se houver, mediante apresentação dos estatutos sociais e suas alterações posteriores, e
g) ser o cooperado proprietário, coproprietário ou arrendatário de pelo menos um veículo automotor de carga categoria “aluguel”, na forma regulamentada pelo CONTRAN.” 

CRONOGRAMA – Por meio da Portaria nº 230/2015, a ANTT divulgou os cronogramas de operacionalização do recadastramento e da identificação eletrônica dos veículos automotores de cargas cadastrado no RNTRC (clique aqui). A Agência ressalta que as datas de início são referenciais para orientar o fluxo de transportadores nos pontos de atendimento, ficando a critério destes antecipar o recadastramento do seu registro ou de seus veículos.

COOPERATIVISMO – Diferente dos demais sindicatos e entidades de representação, o Sistema OCB, por intermédio de suas Unidades Estaduais, não cobra pelo serviço de recadastramento prestado às cooperativas, quais sejam verificar os documentos das cooperativas e fazer o registro no sistema. Caberá a cada cooperativa acessar o sistema SITCARGA, desenvolvido pela empresa EVO, por meio de link disponibilizado e gerar os boletos para pagamento das TAGs e Adesivos, para em seguida levar a documentação à Unidade Estadual do Sistema OCB.

Clique nos links abaixo para obter mais informações:

LINK 1 – Fluxograma de operação do recadastramento das cooperativas

LINK 2 - Gerar o boleto de pagamento

LINK 3 – Guia de Orientação

Onde estamos

Copyright ©2015 - Rede Transporte   •   Tecnologia Rock7

Área de acesso  restrita!