ÚltimasNotícias

Sistema OCB tem reunião das Câmaras Temáticas do Ramo Transporte

Integrantes das CÂmaras Temáticas do Ramo Transporte estiveram reunidos para debater demandas do ramo

Integrantes das Câmaras Temáticas do Ramo Transporte tiveram, na quarta-feira (16/12), uma nova reunião, na qual foram discutidos temas como: código de recolhimento previdenciário, atualização do projeto de criação de linhas de financiamento junto ao BNDES e informações sobre o marco regulatório do transporte rodoviário de cargas.

Os participantes avançaram na discussão sobre dois pareceres, atualmente em fase de conclusão no âmbito do Conselho Consultivo do Ramo Transporte. O primeiro é sobre Insumos e, o outro, Fundos. Para operacionalizar a frota de veículos, tanto de cargas quanto de passageiros, é indispensável considerar a utilização de insumos operacionais básicos, como peças, acessórios e material de manutenção, entre outros componentes e materiais de uso e consumo necessários ao adequado funcionamento e conservação dos veículos.

Já o objetivo do Fundo é cobrir eventuais danos nos veículos dos cooperados que componham a frota da cooperativa e sejam utilizados para a consecução da atividade fim. 

Além disso, o grupo também discutiu a atualização do projeto com o BNDES para a criação de três linhas de financiamento para cooperativas de transporte, objetivando o saneamento financeiro das cooperativas, o capital de giro e renovação de frota. Este projeto foi apresentado ao Banco no ano passado e  precisa de reestruturação, não só sob a ótica das taxas de juros, mas também dos pontos de vista operacional e técnico, de informações sobre frotas, envolvendo os dois segmentos: cargas e passageiros.

MARCO REGULATÓRIO – Os representantes do setor, que integram às Câmaras Temáticas do Ramo Transporte, também foram informados pelo Sistema OCB sobre a participação da entidade na audiência pública onde foram apresentados os pleitos das cooperativas. Dentre eles a equiparação das cooperativas de transporte às empresas transportadoras de cargas para fins de pagamento eletrônico de frete e consequente emissão do Código de Identificação da Operação de Transporte (CIOT).

NEGÓCIOS – Outro assunto da pauta disse respeito às estratégias em relação à rodada de negócios que as cooperativas de carga realizarão em Esteio (RS), na Expointer. O objetivo do evento é que as cooperativas ofertem seus serviços a embarcadores e demais possíveis clientes. A Expointer é uma feira agropecuária e, por isso, reúne em um só local, ao mesmo tempo, os principais clientes das cooperativas transportadoras.

 

Fonte:OCB

   24 de Abril de 2017 14:31:00   

Onde estamos

Copyright ©2015 - Rede Transporte   •   Tecnologia Rock7

Área de acesso  restrita!